Caso Clínico – CEC de orofaringe p16+ com metástase nos pulmões
Confira esse caso clínico de um paciente do sexo masculino de 49 anos, com CEC de orofaringe p16+ com metástase nos pulmões.
Confira esse caso clínico de um paciente do sexo masculino de 49 anos, com CEC de orofaringe p16+ com metástase nos pulmões.
Confira esse caso clínico de um paciente do sexo masculino de 65 anos, com câncer de orofaringe metastático.
Confira esse caso clínico de um paciente do sexo masculino de 72 anos, com CEC de língua com progressão de doença pulmonar e resposta completa com imunoterapia.
Confira esse caso clínico de uma paciente do sexo feminino de 80 anos, com carcinoma de células escamosas de orofaringe recidivado que obteve resposta completa em tratamento.
Neste podcast, a Dra. Aline Lauda (CRM-MG: 35013), oncologista e diretora da DOM Oncologia, especialista em câncer de cabeça e pescoço, e fundadora e idealizadora do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP), e a Dra. Fabiane Cesário (CRM-DF: 12741), oncologista da Oncologia D’Or (Brasília), expert em câncer de cabeça e pescoço e doutora em Genômica do Câncer de Cabeça e Pescoço, discutem a evolução no tratamento do câncer de cabeça e pescoço e o que mudou para os pacientes nos últimos cinco anos, principalmente nos casos de tumores recorrentes ou recidivados. Acesse e confira o conteúdo completo! Duração do vídeo: 12:40
Para serem elegíveis ao tratamento com imunoterapia, alguns tumores exigem que o PD-L1 seja positivo e, além disso, as classificações são divididas entre PPT e PPC. Preparamos um resumo exclusivo e detalhado com todos eles, que poderá contribuir para a sua prática clínica diária. Confira:
Duração do vídeo: 2:39
Confira algumas dicas para ajudar os pacientes com câncer de cabeça e pescoço a se alimentarem melhor, além de dicas sobre o que evitar.
Veja a importância do suporte psicológico no tratamento do paciente com câncer de cabeça e pescoço.
A identificação precoce pelos profissionais de enfermagem de qualquer sinal ou sintoma de reação adversa, além de uma rápida intervenção, podem ser fundamentais para evitar agravamento nos pacientes.
Confira os endpoints de sobrevida livre de progressão e sobrevida global do estudo que avaliou o uso de imunoterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço de células escamosas metastático irressecável ou recorrente e com expressão de PD-L1.
Veja um infográfico com informações sobre onde pode ocorrer o HNSCC e ainda como o impacto na sobrevivência e na qualidade de vida dos pacientes pode estar relacionado com o conhecimento sobre as respostas do sistema imunológico.
Veja um infográfico com informações rápidas que você precisa saber sobre o HNSCC: Quais são os fatores de risco? Sinais e Sintomas? Exames? Confira também os avanços no tratamento imuno-oncológico e a importância da equipe multidisciplinar.
Nesse artigo, o Dr. Pedro Nazareth Aguiar Junior (CRM-SP: 144571) comenta esse modelo apresentado no ASCO Annual Meeting I de 2021
Conheça mais sobre o KEYNOTE-048 nesse infográfico: um estudo que modificou o tratamento de pacientes com HNSCC, com imunoterapia.