Quais são os tumores que necessitam de PD-L1 positivo?

KEYTRUDA®
A CHAVE PARA MAIS1,a
Veja abaixo um resumo de todas as indicações de KEYTRUDA aprovadas até o momento no Brasil que precisam de PD-L1 positivo¹
Cerca de 1 a cada 3 indicações de KEYTRUDA é guiada pela presença de PD-L1, todas elas em tumores sólidos e em cenário avançado1
PPT (pontuação de proporção do tumor)
Indicações de pulmão

Câncer de pulmão de células não pequenas
- Indicação: Em monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes com CPCNP em estadio avançado, e que tenham recebido quimioterapia à base de platina. Pacientes com alterações genômicas de tumor EGFR ou ALK devem ter recebido tratamento prévio para essas alterações antes de serem tratados com KEYTRUDA.
- PPT ≥ 1%.
- Indicação: Em monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes com CPCNP não tratado anteriormente e que não possuam mutação EGFR sensibilizante ou translocação ALK, e que estejam:
- em estágio III, quando os pacientes não são candidatos a ressecção cirúrgica ou quimiorradiação definitiva, ou
- metastático.
- PPT ≥ 1%.
- Indicação: Em monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes com CPCNP metastático não tratado anteriormente, cujos tumores expressam PD-L1 com PPT ≥ 50%, conforme determinado por exame validado, e que não apresentam mutação sensibilizante no EGFR ou translocação do ALK.
- PPT ≥ 50%.
PPC (pontuação positiva combinada)
Demais tipos tumorais

Câncer de cabeça e pescoço
- Indicação: primeira linha em monoterapia para o tratamento em pacientes com carcinoma de cabeça e pescoço de células escamosas (HNSCC) metastático, irressecável ou recorrente.
- PPT ≥ 1.

Câncer gástrico ou da junção gastroesofágica (JGE)
- Indicação: primeira linha em combinação com quimioterapia à base de fluoropirimidina e platina para o tratamento do adenocarcinoma gástrico ou da JGE localmente avançado irressecável ou mestastático HER2-positivo.
- Indicação: primeira linha em combinação com quimioterapia a base de platina e fluoropirimidina para o tratamento do adenocarcinoma da JGE, localmente avançado, irressecável ou metatático HER2-negativo.
- PPT ≥ 10.
- Indicação: terceira linha em monoterapia para o tratamento do adenocarcinoma gástrico ou da JGE recidivado recorrente, localmente avançado ou metastático.
- PPC ≥ 1.

Câncer esofágico
- Indicação: primeira linha em combinação com quimioterapia à base de platina e fluoropirimidina para os pacientes com carcinoma esofágico ou adenocarcinoma da JGE HER2 negativo irressecável, localmente avançado ou metastático.
- Indicação: segunda linha ou mais em monoterapia de tratamento de câncer esofágico localmente avançado e recorrente ou metastático.
- PPT ≥ 10.

Carcinoma urotelial
- Indicação: primeira linha em monoterapia para o tratamento de carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático em pacientes inelegíveis à quimioterapia à base de cisplatina.
- PPT ≥ 10.

Câncer de mama triplo-negativo
- Indicação: primeira linha em combinação com quimioterapia para o tratamento de câncer de mama triplo-negativo (TNBC) localmente recorrente, irressecável ou metastático e que não receberam quimioterapia prévia para doença metastática.
- PPT ≥ 10.

Câncer cervical
- Indicação: primeira linha em combinação com quimioterapia com ou sem bevacizumabe para o tratamento de pacientes com câncer cervical persistente, recorrente ou metastático.
- PPT ≥ 1.


a“MAIS” está relacionado aos diversos resultados de KEYTRUDA em sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão (SLP) e taxa de resposta objetiva (TRO), que demonstraram que o medicamento possibilita que os pacientes vivam mais.¹
ALK: quinase de linfoma anaplásico; EGFR: receptor do fator de crescimento epidérmico
Referência bibliográfica:
1. Bula vigente de KEYTRUDA.
As informações requeridas pelo art. 27 da RDC 96/08 (minibula de KEYTRUDA) podem ser acessadas clicando aqui.
Ressaltamos que KEYTRUDA é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto. O uso de corticosteroides em altas doses (prednisona > 10 mg/dia ou equivalente) ou de imunossupressores antes de iniciar o tratamento com KEYTRUDA deve ser evitado, pela potencial interferência na farmacodinâmica e na eficácia, entretanto, pode ser feito após o início de KEYTRUDA para tratar reações adversas imunomediadas.
KEYTRUDA é um medicamento. Durante seu uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Antes de prescrever o produto, recomendamos a leitura da bula completa para informações detalhadas.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Copyright © 2024 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA, e suas afiliadas.
Todos os direitos reservados.
BR-KEY-04470 PRODUZIDO EM MAIO/2024 VÁLIDO POR 2 ANOS