Principais resultados do estudo REST
Entenda os resultados do estudo duplo-cego Rotavirus Efficacy and Safety Trial (REST).
Entenda os resultados do estudo duplo-cego Rotavirus Efficacy and Safety Trial (REST).
Entenda as diferenças nos riscos e as recomendações especificas para pessoas que vivem com HIV/Aids.
Vacinação contra o rotavírus: ainda há desafios a superar
Entenda a contribuição de cada genótipo de HPV em cada tipo de lesão e como a infecção pode não garantir proteção.
Entenda o que os estudos mostraram sobre produção de anticorpos após infecção natural e a vacinação como estratégia para redução de riscos.
Neste caso clinico a Dra. Maria Carolina tira as principais dúvidas sobre o resultado negativo no teste de HPV DNA. Em um formato de perguntas e respostas da paciente do caso clinico, esse material pode lhe ajudar com os próximos passos após o resultado.
Entenda o que frequentemente causa a OMA e como contribuir para a prevenção.
Entenda o que as pacientes relatam, as consequências do tratamento e os impactos na vida sexual.
Estudo prospectivo nos EUA com mulheres de 35-60 anos ajuda a responder essa questão. Entenda mais lendo o conteúdo completo.
Entenda o risco de contrair novas infecções durante toda sua vida e a prevalência dos sorotipos de acordo com a idade.
Entenda a distribuição de casos de doença pneumocócica invasiva por sorotipos em crianças menores de 5 anos e por que se preocupar com o sorotipo 3 nesse cenário.
Confira o conteúdo exclusivo com os principais destaques do Eurogin 2025, que reforça a importância da vacinação em mulheres adultas. Texto assinado pela Dra. Márcia Cardial, referência na saúde feminina.
Nessa separata o Dr. Daniel Jarovsky descreve os desafios e as novas perspectivas de prevenção do pneumococo – sorotipo 3
Neste caso clínico, a dra. Susana apresenta o caso de uma jovem publicitária de 30 anos de idade, solteira, vida sexual ativa que ao realizar o rastreio para o câncer de colo do útero, apresentou citológico negativo para malignidade e teste de genotipagem positivo para HPV 16. Não havia sido vacinada contra o HPV.
A dra. Neila Speck aborda neste caso clínico com paciente portadora dos tipos de HPV de alto risco, o 45 e o 35, e demonstra que a infecção persistente por HPV de alto risco é fator primordial para o desenvolvimento de lesões de alto grau e câncer de colo uterino.
O caso em questão demonstra uma paciente que tinha indicação de receber a vacina contra HPV para a prevenção de recorrência da NIC de alto grau tratada e para se proteger da exposição pelos outros subtipos virais que ela poderia ter contato.
Nesse caso clínico a dra. Adriana Campaner traz o caso de uma paciente jovem já vacinada com Gardasil que desenvolveu NIC 3 relacionada ao HPV33, que não estava contido na vacina quadrivalente, mas sim na Gardasil 9.
A dra. Maria de Fátima Brito compartilha o caso clínico de uma paciente de 31 anos de idade, em um relacionamento estável, diagnosticada com câncer de colo do útero causado pelo HPV
Neste artigo a dra. Marise Samama aborda como o câncer de colo do útero pode afetar a fertilidade da mulher e sua qualidade de vida.