Testes e Pontuação de PD-L1

Testes e Pontuação de PD-L1

Um biomarcador, dois métodos de leitura1,2

O PD-L1 é um biomarcador relacionado ao sistema imunológico que pode ser expressado em várias células, como células tumorais e células imunes associadas a tumores, como os macrófagos e os linfócitos.1,2

Métodos de pontuação

A pontuação com PPT ou PPC depende do tipo de tumor1–6

Tanto para PPT quanto para PPC, utilize:

aAinda que o resultado do cálculo possa superar os 100, a pontuação máxima se define como PPC 100.

Realize testes com PD-L1 IHQ 22C3 PharmDx ou
ensaio equivalente para determinar a PPT ou a PPC¹

Testes e pontuações

Células específicas são avaliadas na PPT e na PPC1

Avalie as células adequadas para calcular a PPT ou PPC do PD-L11

Incluir a pontuação de PPT ou PPC em seu relatório de
patologia é essencial para apoiar decisões de tratamento1,2

Pontuações-limite para pembrolizumabe
Monoterapia para CPCNP avançado

Monoterapia em 1L para CPCNP avançado
Pembrolizumabe, em monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes com CPCNP não tratado anteriormente, cujos tumores expressam PD-L1 com pontuação de proporção de tumor (PPT) ≥ 1%, conforme determinado por exame validado e que não possuam mutação EGFR sensibilizante ou translocação ALK, e que estejam em estágio III, quando os pacientes não são candidatos a ressecção cirúrgica ou quimiorradiação definitiva, ou metastático.

Monoterapia em 2L ou maior para CPCNP avançado
Pembrolizumabe, em monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes com CPCNP em estádio avançado, cujos tumores expressam PD-L1, com PPT ≥ 1%, conforme determinado por exame validado, e que tenham recebido quimioterapia à base de platina. Pacientes com alterações genômicas de tumor EGFR ou ALK devem ter recebido tratamento prévio para essas alterações antes de serem tratados com pembrolizumabe.

Carcinoma urotelial metastático ou localmente avançado

Carcinoma urotelial localmente avançado ou inelegível para cisplatina em 1L

Pembrolizumabe é indicado para o tratamento de pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático não elegíveis à quimioterapia à base de cisplatina e cujos tumores expressam PD-L1 com pontuação positiva combinada (PPC) ≥ 10, conforme determinado por exame validado.

Câncer gástrico avançado

Tratamento em 1L de adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica (JGE) localmente avançado

Pembrolizumabe, em combinação com trastuzumabe, quimioterapia à base de fluoropirimidina e platina, é indicado para o tratamento de primeira linha em pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica (JGE) localmente avançado, irressecável ou metastático, HER2-positivo, cujos tumores expressam PD-L1 com pontuação positiva combinada (PPC) ≥ 1, conforme determinado por exame validado.

Monoterapia em 3L para câncer gástrico ou da junção gastroesofágica (JGE) metastático ou avançado com recorrência local

Pembrolizumabe é indicado para o tratamento de pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica recidivado recorrente, localmente avançado ou metastático com expressão de PD-L1 (PPC ≥ 1) conforme determinado por exame validado, com progressão da doença em ou após duas ou mais linhas de terapias anteriores incluindo quimioterapia à base de fluoropirimidina e platina e, se apropriado, terapias-alvo HER2/neu.

Câncer esofágico avançado

Tratamento em 1L de câncer esofágico avançado

Pembrolizumabe, em combinação com quimioterapia à base de platina e fluoropirimidina, é indicado para o tratamento em primeira linha de pacientes com carcinoma esofágico ou adenocarcinoma da junção gastroesofágica HER2 negativo, irressecável, localmente avançado ou metastático, em adultos com tumores que possuem expressão de PD-L1 com pontuação positiva combinada (PPC) ≥ 10.

Tratamento em 2L de câncer esofágico avançado

Pembrolizumabe é indicado para o tratamento de pacientes com câncer esofágico localmente avançado e recorrente ou metastático cujos tumores expressam PD-L1 com pontuação positiva combinada (PPC) ≥ 10, conforme determinado por exame validado, e que tenham recebido uma ou mais linhas anteriores de terapia sistêmica.

Câncer cervical avançado

Monoterapia em 2L no câncer cervical avançado metastático ou recorrente

Pembrolizumabe, em combinação com quimioterapia com ou sem bevacizumabe, é indicado para o tratamento de pacientes com câncer cervical, também chamado de câncer do colo do útero, persistente, recorrente ou metastático cujos tumores expressam PD-L1 (PPC) ≥ 1, conforme determinado por exame validado.

Câncer de mama triplo-negativo

Câncer de mama triplo-negativo localmente recorrente não ressecável

Pembrolizumabe, em combinação com quimioterapia, é indicado para tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo negativo (TNBC) localmente recorrente irressecável ou metastático, cujos tumores expressam PD-L1 com PPC ≥ 10, conforme determinado por exame validado, e que não receberam quimioterapia prévia para doença metastática.

Câncer de cabeça e pescoço

Monoterapia em 1L em câncer de cabeça e pescoço de células escamosas metastático, irressecável ou recorrente não ressecável

Pembrolizumabe, em monoterapia, é indicado para tratamento de primeira linha em pacientes com carcinoma de cabeça e pescoço de células escamosas (HNSCC) metastático, irressecável ou recorrente e que possuam expressão de PD-L1 (pontuação positiva combinada [PPC] ≥ 1).

Relatório

Inclua a pontuação adequada (PPT ou PPC) e a interpretação para o tipo de tumor¹

Relatório de PPT

© Agilent Technologies, Inc. 2016 reproduzido com autorização, cortesia de Agilent Technologies, Inc.

Relatório de PPC

© Agilent Technologies, Inc. 2016 reproduzido com autorização, cortesia de Agilent Technologies, Inc.
Amostras de tecido fornecidas por BioIVT (Hicksville, NY, EUA.)
aA PPT é informada como uma porcentagem em uma escala de 0% a 100%.1
bEmbora o resultado do cálculo de PPC possa exceder a 100, a pontuação máxima define-se como PPC 100.1

Para otimizar seu relatório, utilize o método de pontuação de expressão do PD-L1 adequado para cada tipo de tumor1,2

1L: primeira linha; 2L: segunda linha; ALK: quinase do linfoma anaplásico; CDx: diagnóstico complementar; EGFR: receptor do fator de crescimento epidérmico; IHQ: imuno-histoquímica; CPCNP: câncer de pulmão de células não pequenas; PD-L1: ligante da morte programada 1; PPC: pontuação positiva combinada; PPT: pontuação proporcional do tumor.

Referências: 1. Agilent Technologies, Inc. Instruções de uso: PD-L1 IHC 22C3 pharmDx. 2. Bula vigente de pembrolizumabe. 3. Agilent Technologies, Inc. PD-L1 IHC 22C3 Interpretation Manual-Nonsmall Cell Lung Cancer (NSCLC). 4. Agilent Technologies, Inc. PD-L1 IHC 22C3 pharmDx Interpretation Manual-Urothelial carcinoma. 5. Villaruz LC, Ancevski Hunter K, Kurland BF et al. Comparison of PD-L1 immunohistochemistry assays and response to PD-L1 inhibitors in advanced non-small-cell lung cancer in clinical practice. Histopathology. 2019;74(2):269-275. doi 10.1111/his.13729. 6. Hodgson A, Slodkowska E, Jungbluth A et al. PD-L1 immunohistochemistry assay concordance in urotelial carcinoma of the bladder and hypopharyngeal squamous cell carcinoma. Am J Surg Pathol. 2018;42(8):1059-1066. doi: 10.1097/PAS0000000000001084. 7. Llie M, Khambataford S, CopieBergman C et al. Use of the 22C3 anti-PD-L1 antibody to determine PD-L1 expression in multiple automated immunohistochemistry platforms. PLos One. 2017;12(8): e0183023. doi: 10.1371/journal.pone.0183023. 8. Agilent Technologies, Inc. Stains. PD-L1 IHC 22C3 pharmDx. Cases 2, 6. Disponível em: https://www.cdx-atlas-of-stains.agilent.com/#/viewer/2?type=All. Acessado em 25 de maio de 2023.

As informações requeridas pelo art. 27 da RDC 96/08 (minibula de pembrolizumabe) podem ser acessadas aqui.
Ressaltamos que pembrolizumabe é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto. O uso de corticosteroides em altas doses (prednisona > 10 mg/dia ou equivalente) ou de imunossupressores antes de iniciar o tratamento com pembrolizumabe deve ser evitado, pela potencial interferência na farmacodinâmica e na eficácia, entretanto, pode ser feito após o início de pembrolizumabe para tratar reações adversas imunomediadas.

Antes de prescrever o produto, recomendamos a leitura da bula completa para informações detalhadas.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Material exclusivo para profissionais de saúde habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos.

Copyright © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA, e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

BR-KEY-03859 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2023 VÁLIDO POR 2 ANOS