Navegação de pessoas com câncer – CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) aplicado ao papel do navegador de pacientes
Resumo dos principais pontos desse vídeo:
- Competências para um navegador em oncologia: A principal atribuição de um enfermeiro navegador é a coordenação do cuidado, e, além de competências para a assistência e gestão, esse profissional deve ter competência para ser um educador em saúde, tanto para o paciente quanto para sua família, a fim de promover a segurança e o bem estar.1,2
-
Domínios de conhecimentos, habilidades e atitudes para a educação em saúde:
- Conhecimentos: Teorias e técnicas pedagógicas, além de objetivos educacionais como autocuidado, autogerenciamento, automonitoramento e autoeficácia.1-3
- Habilidades: Avaliação do letramento em saúde do paciente, definição de objetivos educacionais e aplicação de estratégias de ensino, avaliação e comunicação.1-3
- Atitudes: Científica, criativa, proativa, avaliativa, motivada e respeitosa à diversidade.2
-
Importância da educação permanente do navegador: O conhecimento científico está em contante evolução, tornando essencial que o profissional navegador mantenha-se atualizado por meio da educação permanente, garantindo o desenvolvimento contínuo de suas competências.4,5
Referências:
- van Dongen SI, de Nooijer K, Cramm JM et al. Self-management of patients with advanced cancer: A systematic review of experiences and attitudes. Palliat Med. 2020;34(2):160-178.
- Lubejko BG, Cantril C, Hogg LM et al. Novice Oncology Nurse Navigator: Core Elements in Establishing Training Needs and Building on Competencies. Clin J Oncol Nurs. 2019;23(4)387-394.
- ** Blackley K. Cancer patient navigation. BMJ Supportive & Palliative Care. 2021;11:396–397.
- Palhares EMG, Haueisen SM, Paolinelli FCR. Educação permanente em saúde: reflexões e desafios. Cienc Enferm. 2010;16(2):25-33.
- Oliveira IKP, Castro LGF de Sousa BS et al. Educação permanente em saúde: desafios e aplicabilidade. Cad Grad Ciênc Biol Saúde Unit. 2021;7(1):82-102.