HPV e HIV: O que muda?
Entenda as diferenças nos riscos e as recomendações especificas para pessoas que vivem com HIV/Aids.
Entenda as diferenças nos riscos e as recomendações especificas para pessoas que vivem com HIV/Aids.
Entenda a contribuição de cada genótipo de HPV em cada tipo de lesão e como a infecção pode não garantir proteção.
Entenda o que os estudos mostraram sobre produção de anticorpos após infecção natural e a vacinação como estratégia para redução de riscos.
Neste caso clinico a Dra. Maria Carolina tira as principais dúvidas sobre o resultado negativo no teste de HPV DNA. Em um formato de perguntas e respostas da paciente do caso clinico, esse material pode lhe ajudar com os próximos passos após o resultado.
Entenda o que as pacientes relatam, as consequências do tratamento e os impactos na vida sexual.
Estudo prospectivo nos EUA com mulheres de 35-60 anos ajuda a responder essa questão. Entenda mais lendo o conteúdo completo.
Entenda o risco de contrair novas infecções durante toda sua vida e a prevalência dos sorotipos de acordo com a idade.
Confira o conteúdo exclusivo com os principais destaques do Eurogin 2025, que reforça a importância da vacinação em mulheres adultas. Texto assinado pela Dra. Márcia Cardial, referência na saúde feminina.
Neste caso clínico, a dra. Susana apresenta o caso de uma jovem publicitária de 30 anos de idade, solteira, vida sexual ativa que ao realizar o rastreio para o câncer de colo do útero, apresentou citológico negativo para malignidade e teste de genotipagem positivo para HPV 16. Não havia sido vacinada contra o HPV.
A dra. Neila Speck aborda neste caso clínico com paciente portadora dos tipos de HPV de alto risco, o 45 e o 35, e demonstra que a infecção persistente por HPV de alto risco é fator primordial para o desenvolvimento de lesões de alto grau e câncer de colo uterino.
O caso em questão demonstra uma paciente que tinha indicação de receber a vacina contra HPV para a prevenção de recorrência da NIC de alto grau tratada e para se proteger da exposição pelos outros subtipos virais que ela poderia ter contato.
Nesse caso clínico a dra. Adriana Campaner traz o caso de uma paciente jovem já vacinada com Gardasil que desenvolveu NIC 3 relacionada ao HPV33, que não estava contido na vacina quadrivalente, mas sim na Gardasil 9.
A dra. Maria de Fátima Brito compartilha o caso clínico de uma paciente de 31 anos de idade, em um relacionamento estável, diagnosticada com câncer de colo do útero causado pelo HPV
Neste artigo a dra. Marise Samama aborda como o câncer de colo do útero pode afetar a fertilidade da mulher e sua qualidade de vida.
A consulta médica é um instrumento poderoso para promoção e prevenção da saúde de crianças e adolescentes. O dr. Ricardo Feijó fala sobre a importância do médico com a família e a responsabilidade médica na orientação sobre prevenção, incluindo as vacinas.
Embora as vacinas tenham sido desenvolvidas para uso profilático antes da exposição às infecções por HPV, estudos mostram que as vacinas são eficazes na população adulta mesmo após o início da atividade sexual. Neste artigo o dr. Roberto Carvalho elucida a importância de vacinar homens e mulheres contra o HPV.
Apesar da alta chance de infecção pelo HPV ao longo da vida, a maioria dos adultos pode ser exposta a vários tipos de HPV contidos nas vacinas. Neste artigo, o dr. Valentino Magno aborda os benefícios da vacinação contra o HPV em adultos
A dra. Adriana Campaner aborda o tema da adolescência e sexualidade com foco em como os ginecologistas podem orientar e apoiar suas pacientes adolescentes durante essa fase tão importante da vida.
Neste artigo o dr. Renato Kfouri aborda a importância de vacinar crianças e adolescentes contra o HPV